Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Wake - Lisa McMann

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Ela não pode contar a ninguém sobre isso - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite,  amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
Mas, de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna uma participante...

Páginas: 208


A história começa contando desde quando Janie entra no sonho de alguém pela primeira vez. Então vai descrevendo o quanto ela é pobre e sua nova amiga que muda-se para casa ao lado. O nome dessa amiga é Carrie e ela acaba virando amiga também de Melinda, uma riquinha que não gosta de Janie. Uma noite as três se juntam numa festa do pijama quando Janie tem seus treze anos e esta visita o sonho de Melinda (que sonhava com Carrie. Um sonho lésbico) e depois Carrie que está tendo um pesadelo com Carson, um garoto que se afoga em um rio e logo depois é comido por um tubarão.
A primeira aparição do mocinho - Cabel - é quando Janie e Carrie estão esperando o ônibus para a escola no penúltimo ano. É uma passagem rápida, com um 'breve aceno' entre os dois. Cabel é conhecido como garoto-problema desde a nona série. Então já pula para o baile de homecoming, onde mais uma vez aparece o mocinho, levando Janie para casa empurrando-a num skate. Quase não há conversa.
Janie trabalha num asilo para juntar fundos para a faculdade. Ela pega todos os turnos possíveis para conseguir mais dinheiro. Ela compra um carro e quando está voltando para casa, tarde da noite é "atacada" por um pesadelo. Como fica sem a visão - é o que perde primeiro nessas situações - tenta puxar o freio de emergência, mas não é ele. Acaba com o lábio partido, mas a Ethel - o carro - está bem.
Já, então, passa-se para o último ano. A surpresa, é claro, acontece quando Janie encontra Cabel  totalmente mudado fisicamente. Dá uma carona à ele e mais tarde, na sala de estudos, descobre que o pesadelo que podia ter matado-a no carro, é dele.
Há uma viagem até o Canadá com a escola e no ônibus Cabel está ao seu lado, vendo a situação lamentável em que fica quando entra no sonho das pessoas. Acaba dormindo também e se vê como espectador do próprio sonho junto dela, o que o deixa furioso. Claro que não dura muito. Os dois voltam a se falar. A partir daí começa uma crise onde ele fala que vai na casa dela e não vai. Boatos dizem que ele se envolve com drogas na parte rica da cidade. Será?

Na minha mais sincera opinião, a narrativa me assustou no primeiro momento. É muito direto. O tempo passa correndo e sem muitos detalhes, o que deixa um pouco a desejar. É um bom tema, o qual ela explora bem. O mocinho não é aquele tipo de garoto idiota arrogante que se vê por aí, ele sofre, ele chora. Ele sente e não tem medo de demonstrar. É estranho no começo, mas tudo leva para uma única questão: Qual a verdade sobre Cabel? O que podemos dar como correto e como errado? É revelado no final e chega a ser fofo da parte dele, apesar de um pouco impulsivo. É muito rápido de ler e, sinceramente, só demorei dois dias por falta de tempo mesmo. O próximo livro da série, Fade, ainda não foi lançado no Brasil. Aguardo por este ansiosa, já que soltaram uma pequena parte no final do livro que atiçou minha curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário